Coletânea Pilates
  • Home
  • Conheça a Edição de Fevereiro
  • Assinar Coletânea
  • Conversar com consultor pelo WhatsApp
Escolha uma Página

Edição de Fevereiro:

Pilates em pacientes com Espondilólise e Espondilolistese

Autor: Ricardo Matiello

sinopse
Disponível para compra:
assinar coletânea completa!

Além da assinatura, você pode conhecer os combos extras de edições físicas passadas

Perdeu alguma?
Você pode adquirir um dos nossos combos!

Combo Pilates e Performance Esportiva

comprar
O Combo 1 contém:

  • Pilates para Homens
  • Treinamento Funcional – MIT
  • Exercícios e Estratégias de Atendimento para Homens
  • Aumentando a Performance Esportiva com Pilates
  • Desvendando o Pilates Avançado – Como Evoluir e Desafiar Seus Alunos
  • Potencializando a Performance e o Tratamento Através da Flexibilidade
Pilates
para Homens
sinopse
Treinamento Funcional – MIT
sinopse
Exercícios e Estratégias de Atendimento para Homens
sinopse
Aumentando a Performance Esportiva com Pilates
sinopse
Desvendando o Pilates Avançado – Como Evoluir e Desafiar Seus Alunos
sinopse
Potencializando a Performance e o Tratamento Através da Flexibilidade
sinopse

Combo Pilates voltado para Grupos Especiais

comprar

O Combo 2 contém:

  • Pilates para Pessoas com Necessidades Especiais
  • Método Pilates Para Doença de Parkinson
  • Pilates e os Beneficios no Tratamento AVE
  • Pilates e aspectos psicossociais
  • Pilates na Lesão Medular e Traumatismo Craniocefálico
  • Pilates na Dor Craniocervical e na Desordem Temporomandibular
Pilates para Pessoas com Necessidades Especiais
sinopse
Método Pilates Para Doença de Parkinson
sinopse

Pilates e os Beneficios no Tratamento AVE

sinopse
Pilates e aspectos psicossociais
sinopse
Pilates na Lesão Medular e Traumatismo Craniocefálico
sinopse
Pilates na Dor Craniocervical e na Desordem Temporomandibular
sinopse

Combo Equipamentos e Técnicas

comprar
O Combo 3 contém:

  • Tratamento das Patologias do Quadril Através do Método Pilates
  • Kids – Um novo conceito no método
  • Pilates com Foam Roller
  • Manual de Avaliação e Tratamento da Lombalgia
  • Reformer Torre: Explore Suas Possibilidades
  • Pilates nas Patologias dos Ombros, Cotovelos e Punhos
Tratamento das Patologias do Quadril Através do Método Pilates
sinopse
Kids – Um novo conceito no método
sinopse
Pilates com
Foam Roller
sinopse
Manual de Avaliação e Tratamento da Lombalgia
sinopse
Reformer Torre: Explore Suas Possibilidades
sinopse
Pilates nas Patologias dos Ombros, Cotovelos e Punhos
sinopse

Assine a sua Coletânea Pilates!

clique aqui e assine versão digital
Todos os direitos reservados à VOLL Pilates Group - 2021


Livro 1: Vanessa Melo (Pilates Kids)

#01: Pilates Kids

Um livro escrito com muito carinho e dedicação a respeito do método Pilates aplicado ao universo infantil.
É que já dizia Joseph Pilates: “FIRST EDUCATE THE CHILD” (Primeiro eduque a criança), no seu livro “Your Health” (Sua Saúde), publicado em 1934.

A aplicabilidade é incrível, pensando em cada uma das etapas do desenvolvimento, além das diferenças dentro dos gêneros também…e os ganhos são impressionantes, especialmente quando se pensa na verdadeira transformação que se pode promover, desde aspectos físicos (tais como força, postura, flexibilidade), aos mentais e/ou emocionais (como concentração, foco, estabilidade das emoções, etc), quanto aos espirituais até.

Os ganhos junto às CRIANÇAS DO HOJE são impressionantes, pois estamos tratando de crianças acinésicas, quase. Uma geração dos apartamentos, dos ar-condicionados, dos meios de transporte motorizados, da tecnologia, do medo, do “não pode”, do “é perigoso”, dos smartphones e dos touchscreens.

Então, o livro trata um pouco do que eu acredito, em se tratando dessa temática, seguindo as diversas abordagens referentes ao método Pilates associadas à imaginação vinculada ao movimento, à educação (quando se pensa no que as crianças podem aprender com o Pilates); o pré-Pilates e todas as necessárias adaptações dentro do sistema Pilates em si junto ao Pilates para crianças; alguns modelos de aulas para inspirar; Pilates direcionado às mamães que acabaram de sair de uma gestação praticamente e tudo que esteja relacionado à este encantador universo.

Com bastante teoria e prática, o livro está realmente preenchido de conteúdo exclusivo.

Informações:
Livro Físico
Autor: Vanessa Melo
Proporções: 21X15cm
Número aproximado de páginas: 100
Livro Teórico e Prático

Livro 2: Cleiton Borges (Benefícios do Pilates no tratamento do AVE)

#02: O acidente vascular encefálico (AVE) é umas das maiores causas de óbito e incapacidade no mundo. A reabilitação motora dos pacientes que sofrem esse tipo de lesão requer extremo cuidado, atenção e conhecimento do profissional de saúde responsável por essa abordagem. Outro aspecto a ser destacado é a escolha da técnica empregada no processo de reabilitação.

A obra vem preencher uma lacuna existente na área, pois aborda de maneira específica as técnicas do método Pilates aplicadas atualmente no processo de reabilitação desses pacientes.

Informações:
Livro Físico
Autor: Cleiton Borges
Proporções: 21X15cm
Número aproximado de páginas: 100
Livro Teórico e Prático

Sinopse

Treinamento Funcional para Todos | Eduardo Andrade

 

Treinamento Funcional é todo movimento que, realizado de uma maneira organizada, melhore o desempenho de uma atividade cotidiana. Seja essa pessoa com uma rotina convencional ou um atleta de alto rendimento”. Pensando nessa definição, neste livro vão ser abordados os tópicos mais importantes sobre o TF, incluindo seus conceitos, história e resultados da sua prática.

Sinopse

Pilates nas Patologias Neurológicas | Karla Seleme

 

Com o aumento da expectativa de vida e com os avanços tecnológicos/farmacológicos, em muitas patologias, que antes eram causa de morte para algumas pessoas, hoje se consegue uma sobrevida pós-diagnóstico maior e com mais qualidade. Serão abordadas principalmente quatro patologias: Acidente Vascular Encefálico, Doença de Parkinson, Doença de Alzheimer e Esclerose Múltipla. Além disso, será visto como a associação com o Pilates pode alcançar benefícios para esse público.

Sinopse

Edição de Março

 

Esse livreto tem o objetivo de proporcionar o conhecimento aberto sobre a dor patelo-femoral dentro dos Studios de Pilates. Com o aumento da expectativa de vida, tal patologia tem sido cada vez mais comum na rotina dos “Profissionais do Movimento”. Temos aqui o objetivo de fornecer informações claras e objetivas sobre o complexo articular do joelho e a dor patelo femoral como patologia em questão. A obra contém exercícios propostos para a reabilitação e otimização nas aulas de Pilates.

Sinopse

Edição de Abril

 

O livro Pilates na funcionalidade da reabilitação de pé e tornozelo foi escrito pela Fisioterapeuta Liliane Gurian. A autora formou-se em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica e fez sua Pós graduação em Fisioterapia Dermato-Funcional, ela também possui formação em Pilates e é professora do método.
Esse livro foi criado com o objetivo de oferecer ao leitor uma abordagem teórica e prática da reabilitação do pé e tornozelo através do Método Pilates, que está cada vez mais presente no programa de reabilitação dos Studios.
Você vai encontrar nessa obra temas de grande importância e relevância para criar, implementar e supervisionar programas de reabilitação de lesões relacionadas ao pé e tornozelo.

Sinopse

Edição de Maio

 

O livro Periodização no Método Pilates, escrito por Paula Finatto, Doutora em Ciências do Movimento Humano (UFRGS), com publicações importantes em fisiologia e biomecânica do exercício. Co-autora da atualização em Core Training no Orthopaedic Knowledge Update e co-autora do livro Mat Pilates: da Prática é a Cinesiologia Aplicada.

Há anos se falam sobre a expansão do Método Pilates e sua abrangência tanto para reabilitação como ferramenta de treinamento. O Método Pilates vai muito além de estímulos de força e flexibilidade, é uma técnica extremamente abrangente do ponto de vista do controle motor e sua aplicação, dentro dos seus princípios são essenciais quando o profissional se propõe a utilizar a técnica. Este livro tem como base o conhecimento adquirido durante a realização de uma tese de doutorado acadêmico, com duração de quatro anos em parceria com a Universidade Estadual da Califórnia e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul com apoio da CAPES

Sinopse

Edição de Junho

 

A edição de junho corresponde ao livro Aumentando a Performance Esportiva com Pilates, escrito por Natália Targas, Fisioterapeuta, pós-graduada em técnicas osteopáticas e terapia manual (UENP), especialista em biomecânica e análise do movimento (UFSCar), membro da sociedade internacional de pesquisa em marcha e postura (ISPGR). Também possui formação em Pilates contemporâneo, Pilates avançado e Pilates Classic (Nanô). É criadora do método Empreenda Pilates e Treinadora VOLL Pilates Group.
Performance e treinamento esportivo são conceitos que dependem de muitos fatores como nutrição, hidratação, treinamento, fatores psicológicos e o mais importante de todos o movimento. Como profissional do movimento nosso objetivo é melhorar ou corrigir um ato ou gesto esportivo, no Método Pilates podemos obter muitos benefícios como prevenção, reabilitação, fortalecimento, coordenação, alongamento, controle, mas infelizmente muitas pessoas só descobrem o Pilates após uma lesão ou pela necessidade de alívio de dor. Com isso, o livro deste mês traz ao leitor a possibilidade de compreender o Método Pilates com um aliado à performance esportiva.

Sinopse

Edição de Julho

 

O livro deste mês é o Mitos e verdades sobre a lombalgia e o uso do Pilates como abordagem terapêutica escrito por Éder Marcolin, fisioterapeuta, mestre e doutor em Fisiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, pós-doutor pela Unileon (Espanha). Em Fisioterapia quiropráxica é especialista pela UNAERP e especialista master em pela ANAFIQ. Além disso, o autor possui formação continuada em Terapia Visceral, Manipulação Neural, Dry Needling, Manipulação Fascial Instrumental, Sacro-Occipital Technique. Também é professor de pós-graduação em Fisioterapia Quiropráxica e Osteopatia. Possui formação completa no método Pilates e é responsável técnico e diretor da Corpore Sani Pilates.
Lombalgia é a maior causa de afastamentos ao trabalho e incide em mais de 80% da população mundial e faz parte do escopo de tratamentos que Método Pilates aborda. Sendo assim, esse livro busca levar a você o que é mais atual em conhecimentos científicos e clínicos sobre esse tema, tentando desmascarar algumas antigas “verdades” e provocar um raciocínio mais amplo sobre a dor lombar.
Desde crianças ouvimos algumas recomendações, como: “Senta direito senão vai estragar sua coluna!”, “Não use mochila muito pesada senão você vai ter dores nas costas!”. Porém, o que há de verdade sobre tudo isso? Existem evidencias científicas ou são apenas crendices? E o que essas crenças podem interferir no manejo da dor lombar dos nossos alunos e pacientes.
Nesse tocante, dentro do Método Pilates, existem exercícios indicados e contraindicados para portadores de dores lombar? Quais as precauções devo tomar com meus alunos? Como deve abordar o manejo desse aluno/paciente que apresenta dor lombar em meu estúdio de Pilates?
O leitor desse livro será orientado a uma abordagem segura de seus alunos portadores de dores lombares, informando e auxiliando nos quadros agudos e crônicos, baseado no que há de mais atual nas diretrizes internacionais para o manejo da lombalgia e o enfrentamento da dor.

Sinopse

Edição de Agosto

 

O livro deste mês tem como título e tema “Pilates para Homens e Esportes”, escrito por Paulo Márcio Fucci, profissional de Educação Física, especialista em Massoterapia pela UNIGUAÇÚ. O autor também possui formação completa no Método Pilates e é responsável técnico e proprietário do Líder Pilates Studio em Curitiba-PR.
Cada vez mais, os homens praticantes, profissionais ou amadores de esportes estão buscando o Método Pilates como complemento de treinos ou reabilitação e prevenção de lesões. Muitos estão descobrindo os enormes benefícios da prática do Pilates como coadjuvante nos resultados alcançados, aumento de performance e diminuição do risco de lesões que podem afastá-los de seus treinos e disputas esportivas. Sendo assim, esse livro busca levar a você o que é mais atual em conhecimentos científicos e clínicos sobre esse tema, através do uso de exercícios tradicionais do método tentando auxiliar na montagem das aulas com ideais de exercícios focados para diversos exemplos de esportes.
O leitor desse livro será orientado a uma abordagem segura de seus alunos praticantes de vários tipos de esporte, informando e auxiliando nos quadros agudos e crônicos, nos trabalhos de fortalecimento, alongamento, propriocepção, entre outros, baseado no que há de mais atual nas diretrizes internacionais para o fortalecimento e o enfrentamento da dor.

Sinopse

Edição de Setembro

 

O livro deste mês é o Pilates para Portadores de Necessidades Especiais, escrito por Camila Moreli, Fisioterapeuta, pós-graduada em Atividade Física para Grupos Especiais e concluiu o seu mestrado em Fisioterapia Geriátrica.
Essa edição traz um conjunto conhecimento teórico e prático, o livro trabalha com adaptações do Método Pilates para a reabilitação de pessoas portadoras de necessidades especiais.
Joseph Pilates definiu seu método de atividade física e reabilitação como “Contrologia”, a arte do controle e equilíbrio entre corpo e mente. Sendo um método que exige um suporte e controle de tronco em conjunto com movimentos dinâmicos das extremidades e uma importante estabilização do centro garantindo movimentos mais seguros e estáveis, torna-se totalmente indicado para pacientes/alunos com necessidades especiais.

Sinopse

Edição de Outubro

 

O livro deste mês é o Pilates Kids – Um novo conceito do método, escrito por Luana Bernardo, que é graduada em Educação Física (UNIVAP), pós-graduada em Gestão Administrativa de Centros Poliesportivos e Condicionamento físico de desempenho esportivo Infanto-Juvenil (UNIVAP), também possui diversas Formações no Método Pilates (Mat Pilates, Pilates Clássico, Pilates Fitness, Pilates Rehab, Pilates Avançado, Pilates para grupos especiais) e especializações diversas correspondentes as áreas: Neobungee, Columpio, Treinamento funcional, entre outros. Além disso é Mentora e Diretora da Empresa Ativae.
Devido à rotina da vida moderna e a era da tecnologia, muitas crianças hoje não tem o hábito de brincar. Sem estímulos de movimentos naturais criamos adultos sedentários, com muitas dificuldades relacionadas as habilidades motoras necessárias para uma melhor longevidade e qualidade de vida.
A presença do Método Pilates desde a infância proporciona a criança a oportunidade de um crescimento saudável, sem compensações.
Esta obra vem proporcionar aos profissionais da saúde um estudo profundo sobre fatores relacionados ao crescimento e desenvolvimento motor na infância e aspectos fisiológicos e psicológicos nessa fase, para assim direcionar estratégias de atuação seguras, dinâmicas e precisas com crianças de 7 a 12 anos, priorizando a forma lúdica no Solo e Aparelhos, sem fugir das principais características da Contrologia.

Sinopse

Edição de Novembro

 

O livro deste mês é o Método Pilates aplicado a neurologia: Movimento e neuroplasticidade na doença de Parkinson, escrito por Rodrigo Bernardes, que possui mais de 10 cursos internacionais com ênfase no tratamento de dor por meio da terapia manipulativa. Atua também como pesquisador e tradutor de cursos de Medicina, Fisioterapia e Pilates. Especialista pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e recentemente concluiu sua dissertação de mestrado em Ciências da Saúde na PUC Campinas, estudando o efeito do Método Pilates para pacientes com distúrbios do movimento, mais especificamente para a doença de Parkinson, que lhe rendeu essa obra.
Estima-se que a população mundial idosa triplique até 2050, com consequente aumento da incidência de doenças crônicas e gastos com saúde pública. O idoso necessita se manter fisicamente independente, de modo que possa realizar de forma segura e eficaz as atividades da vida diária, as quais dependem de habilidades físicas como estabilidade postural, mobilidade, força muscular e resistência. Por isso, a participação regular em programas de exercícios de fortalecimento, equilíbrio e flexibilidade é uma forma preventiva indispensável.
Dentre as principais patologias crônicas degenerativas, a doença de Parkinson (DP) é a segunda enfermidade neurodegenerativa mais comum no idoso após a doença de Alzheimer, caracterizada por uma combinação de sintomas motores e não motores, neuropsiquiátricos, disfunções autonômicas, distúrbios do sono e demência, que acomete mais de 1% da população acima de 65 anos e entre 4-5% acima dos 85 anos em todo o mundo, e mais de 200 mil indivíduos acima dos 65 anos no Brasil.
A literatura científica apresenta centenas de estudos sobre os benefícios do exercício para o indivíduo com DP, como por exemplo a neuroplasticidade (modificações plásticas e dinâmicas no sistema nervoso central), estando esta associada a aprendizagem de novas habilidades motoras, que resulta em melhor funcionalidade do corpo. Um recente estudo de revisão sistemática e meta-análise de 2019 pontuou que o Método Pilates é uma excelente ferramenta para promoção de saúde, sendo considerado superior aos métodos convencionais de exercícios para estes pacientes. Possui ainda um crescimento exponencial em publicações científicas desde sua primeira publicação na década de 90, com 126 ensaios clínicos, 50 revisões sistemáticas, 107 estudos randomizados controlados e 22 meta-análises publicadas na literatura.

Sinopse

Edição de Dezembro

 

O livro deste mês é o Treinamento Funcional, escrito por Keyner Luiz, que é o criador do MIT (Movimento Inteligente), Instrutor de Pilates e Treinamento Funcional. Também é fisioterapeuta formado pela UNISANTA, com Pós-Graduação em Fisiologia do exercício pela CEFE. Além disso, possui formação em MAT Pilates, Pilates Studio, Pilates Fisioterapêutico e Pilates Clássico. Atualmente ministra palestras e workshops nos maiores eventos da América Latina e é treinador do Grupo VOLL.

O objetivo deste livro foi procurar facilitar a vida de quem atende o pilates e o funcional. Nas redes sociais, Keyner recebe centenas de perguntas de como deixar a sessão mais dinâmica de uma forma que o cliente goste e tenha resultados.

Este livro está bem mais prático e objetivo com um grande repertório de exercícios criativos, porém, que a maioria das pessoas (se não todas elas) conseguem fazer tranquilamente.

Além do repertório de exercícios, nosso autor montou também algumas sessões de exercícios baseados na metodologia MIT para você aplicar da forma que está no livro e também criar sua própria forma de criação de aulas ou sessões.

Sinopse

Edição de Fevereiro

 

A dor lombar é uma queixa frequente nos consultórios médicos, clínicas de fisioterapia e mais especificamente em estúdios de Pilates. Este método magnífico de exercícios se tornou uma opção de tratamento para muitos indivíduos com este tipo de sintomas. Algumas dessas pessoas apresentam sintomas leves, com frequência irregular, que quase não impacta sua qualidade de vida diária. Outras apresentam diagnósticos mais graves, como hérnia de disco, artrose de coluna, estenose lombar, síndrome da cauda equina e espondilólise e/ou espondilolistese, que podem ser causas de incapacidade funcional. A espondilólise é uma fratura que ocorre num local específico da vértebra, que pode ou não ser acompanhada de escorregamento ou deslizamento sobre a vértebra de baixo (espondilolistese). Ela requer uma conduta de tratamento específica, sendo que existem exercícios indicados para este tipo de lesão, com o objetivo de promover o ganho de força muscular e gerar estabilidade nas estruturas da coluna, bem como há exercícios contraindicados, que, se forem prescritos por profissionais que atuam com o método Pilates, poderão gerar mais dor, desconforto e incapacidade para o cliente/paciente. Portanto, neste livro abordaremos esta lesão de forma teórica, assim como de forma prática, com o objetivo de conduzir o tratamento ou dar suporte para o atendimento adequado de clientes/pacientes com espondilólise e espondilolistese, por profissionais que atuam com o método Pilates.

Sinopse

Pilates para Homens | Paulo Márcio Fucci

 

Este livro traz informações importantes sobre a utilização do método Pilates na estratégia de atendimento de homens. Com exemplos de exercícios e aprofundamento teórico a respeito das necessidades deste público.

Sinopse

Treinamento Funcional – MIT

 

Sinopse

Exercícios e Estratégias de Atendimento para Homens

 

Sinopse

Aumentando a Performance Esportiva com Pilates

 

Sinopse

Desvendando o Pilates Avançado – Como Evoluir e Desafiar Seus Alunos

 

Sinopse

Potencializando a Performance e o Tratamento através da Flexibilidade | Gabriela Wagner Feiteira

 

A prática de atividade física está mais presente na vida das pessoas atualmente; seja por estética para conquistar um corpo sarado ou por qualidade de vida e bem estar, pelos benefícios que a prática traz. Entre eles, a flexibilidade é um dos benefícios que o Pilates proporciona, aumentando seus praticantes nos Studios.
E qual a importância da flexibilidade ao nosso corpo?
A vida agitada do dia-a-dia, causa o sedentarismo, posturas erradas ou movimentos repetitivos no ambiente de trabalho E até mesmo o estresse físico e emocional causa tensões musculares, onde haverá contração da musculatura, resultando dores e desconfortos. O alongamento irá relaxar esse tensionamento; consequentemente aumentar a amplitude de movimento de suas articulações, melhorando a biomecânica de movimento e eliminando as dores causadas no corpo.
Descubra os exercícios que irão melhorar seu tratamento ou potencializar a sua performance através da flexibilidade com muitos exercícios de alongamento.

Sinopse

Pilates para Pessoas com Necessidades Especiais

 

Sinopse

Método Pilates Para Doença de Parkinson

 

Sinopse

Pilates e os Benefícios do Pilates no tratamento do AVE | Cleiton Borges

 

O acidente vascular encefálico (AVE) é uma das maiores causas de óbito e incapacidade no mundo. A reabilitação motora dos pacientes que sofrem esse tipo de lesão requer extremo cuidado, atenção e conhecimento do profissional de saúde responsável por essa abordagem. Outro aspecto a ser destacado é a escolha da técnica empregada no processo de reabilitação.
A obra vem preencher uma lacuna existente na área, pois aborda de maneira específica as técnicas do método Pilates aplicadas atualmente no processo de reabilitação desses pacientes.

Sinopse

Pilates e aspectos psicossociais

 

Sinopse

Pilates na Lesão Medular e Traumatismo Cranioencefálico | Karla Seleme

 

O trauma nada mais é do que quando um agente externo causa uma lesão ou perturbação no organismo. Lendo assim até parece simples, mas o que não é tão simples são os efeitos que o trauma pode causar, principalmente dependendo da região acometida.
Os traumas têm sido motivo de grande discussão, uma vez que afeta, principalmente, uma faixa etária da população que é ativa, causando sequelas, muitas vezes irreversíveis e influenciando diretamente na vida dos acometidos e toda sua família.
Trataremos sobre dois traumas específicos. O traumatismo cranioencefálico e o trauma medular. Este livro abordará como o Pilates pode ajudar essa população e enfrentar essa nova condição, mesmo que não atuando diretamente na causa da mesma.

Sinopse

Pilates na dor Craniocervical e na Desordem Temporomandibular | Letícia Miranda

 

O método Pilates há alguns anos vem se mostrando como uma excelente ferramenta de saúde, inclusive para pessoas que possuem alguma doença ou desordem. Tendo em vista que pessoas com dor craniocervical e desordem temporomandibular (DTM) apresentam normalmente sintomas não só na região da face e coluna cervical, mas também sintomas globais, o Pilates pode ser uma opção de exercício para essa população, e desde que sejam individualizados e adaptados para esse público, os exercícios do Método podem atenuar ou reverter tais condições. Pilates na Dor Craniocervical e nas Desordens Temporomandibulares é uma obra que vem contribuir com o preenchimento de uma lacuna na literatura do exercício físico direcionado à promoção da saúde, uma vez que ainda existem poucos materiais sobre o Método Pilates para pessoas com dor craniocervical e DTM. Essa obra é fruto de oitos anos de estudo na área, incluindo uma pesquisa de doutorado com a contribuição de vários pesquisadores. Letícia Miranda Resende da Costa possui oito anos de experiência no Método Pilates, dos quais, três anos se dedicou a ministrar cursos de certificação profissional no Método Pilates. A autora possui vasta experiência quanto à investigação científica no Método Pilates, assim como no tratamento da DTM e da dor craniocervical. Com isso, Pilates na Dor craniocervical e nas Desordens temporomandibulares, configura-se como uma importante obra para profissionais da área da saúde, que atuam com exercício físico no tratamento desta população.

Sinopse

Tratamento das Patologias do Quadril Através do Método Pilates

 

Sinopse

Kids – Um novo conceito no método

 

Sinopse

Pilates com Foam Roller | Tatiane Abreu

 

Nesse livro vamos abordar as inúmeras possibilidades e os benefícios da utilização do Foam Roller ou rolo de espuma, que inicialmente foi desenvolvido para a técnica de auto-liberação miofascial – frequentemente utilizada no esporte, em academias e estúdios. Eu, Tatiane, enxergo o Foam Roller como uma ferramenta essencial dentro do estúdio de Pilates, mas não somente para utilizá-lo para liberação miofascial, e sim introduzi-lo dentro dos exercícios como um acessório, um complemento, utilizar das infinitas possibilidades que ele nos proporciona e explorá-las.

Sinopse

Manual de Avaliação e Tratamento da Lombalgia | Ana Paula

 

Apesar de bastante comum, a lombalgia tem difícil diagnóstico quanto à sua causa. No atendimento primário por profissionais não-especialistas, para apenas 15% das lombalgias encontra-se uma causa específica.
Para que o tratamento da lombalgia possa trazer resultados fidedignos é de suma importância realizar uma avaliação aprofundada da coluna e saber diferenciar entre os vários tipos de dor lombar.
Neste manual você vai aprender as características de cada lombalgia e como realizar uma avaliação precisa e objetiva para planejar uma intervenção com o Método Pilates.
Como bônus o livro ainda traz os principais exercícios utilizados na fase inicial do tratamento, explicados passo a passo com fotos, ajudando assim a se planejar melhor.

Sinopse

Reformer Torre: Explore Suas Possibilidades

 

Sinopse

Reformer Torre: Explore Suas Possibilidades

 

Sinopse

Pilates nas Patologias dos ombros, cotovelos e punhos | Marlon Bluner

 

Esse livro tem o objetivo de discutir sobre as patologias de ombro mais frequentes nos Studios de Pilates. Essas patologias acabam ‘bloqueando’ os profissionais da saúde ao receber esses pacientes. A obra contém informações claras e precisas da fisiopatologia de cada lesão com base em informações de artigos atualizados. Encontra-se também o tratamento voltado a exercícios proposto para a reabilitação.

Sinopse

Treinamento Funcional – MIT | Keyner Luiz

 

Esse livro é um guia com vasto repertório de exercícios e muitas possibilidades para você criar aulas ou sessões dinâmicas para seu aluno ou paciente. Keyner Luiz utilizou a metodologia MIT (Movimento Inteligente) e um grande repertório de exercícios, colocando até alguns modelos de aulas prontos para você ter base e criar as suas aulas.

Sinopse

Exercícios e Estratégias de Atendimento para Homens | Paulo Márcio Fucci

 

Cada vez mais o Método Pilates está despertando o interesse e a curiosidade do público masculino. Apesar de muitos ainda acreditarem que o Pilates é coisa de mulher, que é leve e só alonga, a mídia cada vez mais demonstra que o Método é para todos: homens, mulheres, crianças, idosos, gestantes, atletas, para citar apenas alguns dos beneficiários do resultado visível em seus corpos, como também comprovados cientificamente.
Os homens atualmente estão tendo maior preocupação com sua aparência, saúde e qualidade de vida e, por estes motivos, têm aumentado a procura de atividades físicas mais personalizadas e direcionadas. Cada vez mais os homens estão procurando as aulas de Pilates, antes quase inteiramente dominadas pelas mulheres.

Segundo Daniel Lyon Jr, escritor do livro The Complete Book of Pilates for Men (2005, 1ª edição), os homens tendem a ter um corpo mais forte, mas não necessariamente com força integral. As mulheres, por sua vez, tendem a ter mais flexibilidade. Homens têm ombros mais firmes, costas e pernas, e as mulheres mais movimentos nos quadris.

Joseph Pilates desenvolveu seu programa de exercícios pensando também nos atletas, que podem melhorar a coordenação motora, equilibrar a força e melhorar o foco. Podem também melhorar o rendimento do esporte ou atividade praticada (futebol, corrida, etc.) em conjunto ao Pilates. O homem na 3ª idade, por exemplo, precisa de saúde plena, músculos alongados e fortes, Power House e controle do corpo. Em adição ao desenvolvimento de força e flexibilidade, o Pilates proporciona melhor postura.

Eu sei que muitos vão dizer que não levam jeito para esses exercícios por ter que fazer movimentos suaves, pés na ponta e uma “coreografia complexa” e que não têm a menor coordenação para isto. Concordo!

Na verdade, o Pilates tem uma relação muito íntima com o Ballet Clássico, pois na década de 20, quando Joseph Pilates abriu seu estúdio em Nova Iorque, ele atendeu e formou muitos instrutores que eram bailarinos, mas, necessariamente, seu aluno não precisará ter essa técnica toda. Enfim, ao pesquisar na internet, por exemplo, muitos vídeos mostram a grande influência do Ballet. É seu papel, instrutor ou instrutora, adequar os movimentos para que seu aluno fique bem à vontade para os exercícios do Método.

Sinopse

Aumentando a Performance Esportiva com Pilates | Natalia Targas

 

Performance e treinamento esportivo são conceitos que dependem de muitos fatores, como nutrição, hidratação, treinamento, fatores psicológicos e, o mais importante de todos, o movimento. Como profissional do movimento, nosso objetivo é melhorar ou corrigir um ato ou gesto esportivo; no Método Pilates podemos obter muitos benefícios, como prevenção, reabilitação, fortalecimento, coordenação, alongamento e controle, mas infelizmente muitas pessoas só descobrem o Pilates após uma lesão ou pela necessidade de alívio de dor.

Sinopse

Desvendando o Pilates Avançado – Como Evoluir e Desafiar Seus Alunos | Thalyssa Larangeiras

 

No mundo fitness, a explosão de novas modalidades é uma constante. A todo o momento novas técnicas surgem. Mas, normalmente, com a mesma velocidade com que surgem, elas desaparecem após poucos meses. Quando resistem, tornam-se aqueles fenômenos que mudam a história, e o Pilates certamente mudou e mudará muitas vidas ao longo dos anos.

A rápida percepção dos resultados incentiva cada vez mais indivíduos a aderir à técnica. Isso faz do Pilates o método de condicionamento físico que mais ganha adeptos no mundo.

Só nos Estados Unidos, primeiro país a receber um estúdio com aulas da modalidade, estima-se que cerca de dez milhões de pessoas o pratiquem. No Brasil não há dados precisos, mas o crescimento pode ser observado pela grande quantidade de estúdios e de pessoas que se confessam fãs do Pilates.

O Método Pilates ganhou muita popularidade e visibilidade nos últimos anos e tem sido praticado por um grande número de pessoas, como uma forma de atividade física, como um estilo de vida ou inserido no processo de reabilitação. A prática do Pilates é tão prazerosa, tão enriquecedora, que cada vez que você pratica tem aquele gostinho de “quero mais”. A cada aula é possível vencer uma barreira no seu corpo, e assim vai construindo um novo corpo, de tijolinho em tijolinho, sem pressa, no seu tempo, consolidando um muro forte, resistente. Você pode praticar um, dez, vinte anos de Pilates, sempre terá algo a melhorar, um movimento a aperfeiçoar, um desafio a superar, uma descoberta a fazer, um músculo adormecido para acordar.

Costumo dizer que o Pilates avançado é exatamente isso, uma busca incessante pelo desafio pessoal, no acreditar que seu corpo pode alcançar o que deseja e, melhor ainda, se sua mente acreditar nesse desejo.

Nosso corpo é mais inteligente do que imaginamos, ele pode realizar coisas incríveis, pode apresentar ganhos inimagináveis, tudo através de técnica, treino, dedicação e persistência. A evolução no Pilates depende basicamente disso; costumo dizer que: “Não adianta você querer passar um boomerang na primeira aula de Pilates para seu aluno na intenção de impressioná-lo; se ele não domina um roll over e um teaser, você vai frustrá-lo”. Construa com seu aluno uma base sólida e evolua corretamente, não pule etapas de construções de movimentos, dê tempo ao corpo, não encurte o caminho, mostre o caminho longo, porém, o caminho de conquistas e ganhos.

Sempre percebi uma dificuldade gigantesca dos profissionais que trabalham com o Método Pilates em elaborar, inovar, variar e evoluir um planejamento de aula com exercícios avançados com segurança e, principalmente, com princípios.

Muitos profissionais desconhecem as inúmeras modificações e possibilidades de movimentos que o Pilates contemporâneo proporciona, e ficam acomodados e inseguros de quando e como evoluir com seus alunos.

Neste livro você vai encontrar um material exclusivo e abrangente para auxiliar profissionais que trabalham com Pilates e precisam deixar as suas aulas mais criativas, inovadoras e/ou aumentar o seu repertório de exercícios.

Irei demonstrar os pilares de como tornar possível – para você instrutor ou para seus alunos – alcançar o nível mais elevado do Pilates.

O principal objetivo deste livro é que o profissional ou o amante dessa metodologia incrível possa adquirir mais conhecimento e diversificar a sua aula, sempre com segurança e propósito.

Sinopse

Pilates para pessoas com necessidades especiais | Camila Morelli

 

Neste livro você encontrará o arsenal de exercícios criado por Joseph Pilates adaptado e desenvolvido para atender às condições das pessoas com deficiência física ou visual. Você, profissional, terá oportunidade de refletir, criar e aplicar todas essas possibilidades em seus pacientes e alunos, oferecendo uma nova forma de reabilitação. Que esta obra possa colaborar para seu crescimento profissional!

Sinopse

Método Pilates para doença de Parkinson | Rodrigo Bernardes

 

Estima-se que a população mundial idosa triplique até 2050, com consequente aumento da incidência de doenças crônicas e de gastos com saúde pública. O idoso necessita manter-se fisicamente independente, de modo que possa realizar de forma segura e eficaz as suas atividades da vida diária, as quais dependem de habilidades físicas como estabilidade postural, mobilidade, força muscular e resistência. Por isso, a participação regular em programas de exercícios de fortalecimento, equilíbrio e flexibilidade é uma forma preventiva indispensável. Dentre as principais patologias crônicas degenerativas, a doença de Parkinson (DP) é a segunda enfermidade neurodegenerativa mais comum no idoso após a doença de Alzheimer, caracterizada por uma combinação de sintomas motores e não motores, neuropsiquiátricos, disfunções autonômicas, distúrbios do sono e demência, que acomete mais de 1% da população acima de 65 anos e entre 4-5% acima dos 85 anos em todo o mundo, e mais de 200 mil indivíduos acima dos 65 anos no Brasil. A literatura científica apresenta centenas de estudos sobre os benefícios do exercício para o indivíduo com DP, como, por exemplo, a neuroplasticidade (modificações plásticas e dinâmicas no sistema nervoso central), estando esta associada à aprendizagem de novas habilidades motoras, que resulta em melhor funcionalidade do corpo. Um recente estudo de revisão sistemática e meta-análise de 2019 pontuou que o método Pilates é uma excelente ferramenta para promoção de saúde, sendo considerado superior aos métodos convencionais de exercícios para estes pacientes. Possui ainda um crescimento exponencial em publicações científicas desde sua primeira publicação na década de 90, com 143 ensaios clínicos, 56 revisões sistemáticas, 123 estudos randomizados controlados e 24 meta-análises publicadas na literatura.

Após mais de 11 anos imerso em teoria e prática acerca do método Pilates com base em pesquisas, Rodrigo Bernardes ministrou cursos, workshops, treinamentos de instrutores, palestras e traduções em congressos com alguns dos mais respeitados instrutores internacionais. Por fim, concluiu recentemente sua dissertação de mestrado em Ciências da Saúde na PUC Campinas, estudando o efeito do método Pilates para pacientes com distúrbios do movimento, mais especificamente para a doença de Parkinson, o que rendeu essa obra.

Sinopse

Pilates e Aspectos Psicossociais | Cristina Carvalho de Melo

 

A boa integração da técnica e dos aspectos psicológicos pode ser um fator determinante para a manutenção da motivação e de melhores perspectivas futuras. Um trabalho eficiente começa no planejamento e preparação da intervenção. Muitas são as variáveis psicológicas que devem ser consideradas nesse contexto. O indispensável é entender que os aspectos psicológicos devem ser componentes diários do treinamento e não apenas em situações críticas.

Neste livro iremos apresentar alguns aspectos psicossociais influenciados pelo Método Pilates. Não seria possível aqui abordar todas as possibilidades que este universo nos apresenta, por isso foi necessária uma seleção prévia. Diante da especificidade do método, os aspectos selecionados e abordados em capítulos foram: depressão, competências emocionais, estado de humor, resiliência, motivação e atenção. Além de um capítulo sobre como colocar tudo isso em prática. A fim de guiá-los por uma prática no Método Pilates que tenha como foco os aspectos psicossociais abordarei os sete exercícios do MAT Pilates Básico: Hundred, Roll Up, One Leg Circle, Rolling Like a Ball, Single Leg Stretch, Double Leg Stretch e Spine Stretch; apontando dicas para favorecê-los em sua prática.

No Pilates o estado psicológico é elemento central do método, haja vista que ao longo do tempo de prática e envolvimento, o mesmo se torna um estilo de vida, modificando a forma de se movimentar e se posiononar diante da vida. Não podemos esquecer que para ser feliz e saudável o ser humano precisa se envolver em atividades de produção, lazer, cuidado pessoal, aquisição e manutenção da saúde, exercício físico, engajamento social, dentre outras coisas. Mas lembre-se: o que é essencial à vida de uma pessoa pode não ser para outra, portanto é necessário conhecer as especificidades e motivações de cada sujeito para um planejamento qualificado. É nisso que este livro pretende te ajudar!

Sinopse

Tratamento das Patologias do Quadril Através do Método Pilates | Keyner Luiz

 

A articulação do quadril é uma região muito especial do corpo que necessita tanto de mobilidade como de estabilidade. Ela realiza a transferência de forças da parte superior do corpo com os membros inferiores e isso pode comprometer um pouco a sua mobilidade. O problema é que quando essa mobilidade fica comprometida, outras regiões, como lombar e joelho, podem sofrer. Aqui nesse livro você vai encontrar dicas de exercícios para melhorar a função do quadril. De acordo com o mestre Thiago Fukuda (2019), o segredo está em você equilibrar a musculatura do complexo posterolateral do quadril.

Nessa obra faremos uma revisão completa da anatomia, biomecânica e sobre as principais patologias dessa região.

Veremos também muitos exercícios para auxiliar você no dia a dia com clientes que possuem disfunções nessa região.

Sinopse

Pilates kids – um novo conceito do método | Luana Bernardo

 

A prática do método Pilates aplicada a crianças ainda é rara dentro da rotina dos estúdios. Compreende-se que os profissionais dessa área sentem dificuldades em aderir esse novo conceito do método devido à complexidade dos exercícios e sua essência.

A Contrologia aplicada desde cedo estimula principalmente o desenvolvimento motor e aprimora competências motoras importantes para um crescimento sadio.

A aprendizagem dessas habilidades na infância tem uma relevante relação com a continuidade da prática de atividades físicas e esportivas durante toda a vida, favorecendo as gerações futuras através da promoção de saúde populacional (RÉ, 2011).

Além de todos os benefícios, esta nova condução do método Pilates também se torna vantajosa ao profissional da saúde, que terá em mãos um novo público a ser captado para seu espaço de atuação. Essa oportunidade expande-se ainda mais através da inserção do Pilates Kids em escolas como uma modalidade extracurricular, em parcerias com clubes, academias, entre outros.

Logo, esta obra vem proporcionar, através de um estudo aprofundado sobre o método e fatores relacionados ao crescimento e desenvolvimento motor na infância, o conhecimento para atuar com o Pilates no universo infantil. Descubra estratégias de atuação, principalmente com crianças de 7 a 12 anos, de forma motivadora, evolutiva e lúdica nos exercícios de solo e aparelhos, sem fugir das principais características da Contrologia.

Sinopse

Manual de Avaliação e Tratamento da Lombalgia | Ana Paula Sousa

 

A dor lombar é uma disfunção musculoesquelética de alta incidência e de natureza multifatorial. Essa disfunção atinge aproximadamente 80 % da população ocidental pelo menos uma vez ao longo da vida e entre 5 e 15 % dos casos se tornam crônicos (SILVEIRA et al., 2018).

Segundo Silveira et al. (2018), a dor lombar crônica inespecífica é definida como “dor e disfunção persistente por mais de três meses sem causa clara e específica e corresponde a mais de 85 % dos casos de dor lombar”.

Esta, por sua vez é uma causa frequente de morbidade e incapacidade, sendo superada apenas pela cefaleia na escala dos distúrbios dolorosos que afetam o homem (BRAZIL et al., 2004).

Apesar de bastante comum, a lombalgia, no entanto, tem difícil diagnóstico quanto à sua causa. De acordo com Brazil et al. (2004), no atendimento primário por profissionais não especialistas, para apenas 15 % das lombalgias encontra-se uma causa específica.

Segundo Brazil et al. (2004), as dificuldades do estudo e da abordagem das lombalgias decorrem de vários fatores, dentre os quais, podem ser mencionados:

1) A inexistência de uma fidedigna correlação entre os achados clínicos e os de imagem, sendo este muitas vezes responsável por diagnósticos equivocados;

2) Ser o segmento lombar inervado por uma difusa e entrelaçada rede de nervos, tornando difícil determinar com precisão o local de origem da dor, exceto nos acometimentos radiculomedulares;

3) Pelo fato das contraturas musculares, frequentes e dolorosas, não se acompanharem de lesão histológica demonstrável e, por serem raramente cirúrgicas, há escassas e inadequadas informações quanto aos achados anatômicos e histológicos das estruturas possivelmente comprometidas, o que torna difícil a interpretação do fenômeno doloroso.

Como explica Brazil et al. (2004), “tais fatos fazem da caracterização etiológica da síndrome dolorosa lombar um processo eminentemente clínico, em que os exames complementares devem ser solicitados apenas para confirmação da hipótese diagnóstica”.

Essa é uma das coisas que estamos acostumados a ver no consultório (e no Studio de Pilates): o paciente mostra primeiramente seus exames clínicos de imagem e então o profissional os analisa para depois avaliá-lo fisicamente. Essa conduta pode simplesmente tendenciar o diagnóstico da lombalgia e fazer com que nós, avaliadores, associemos diretamente os achados da imagem com os sintomas apresentados.

No entanto, saiba que muitas vezes as alterações presentes nas imagens não são as responsáveis pela queixa do paciente. Um exemplo disso é a presença de abaulamentos discais, que apesar de presentes nem sempre estão associados à dor lombar. Portanto, o ideal é que deixemos o exame por último e que ele realmente sirva para confirmar nossas suspeitas da avaliação física e funcional.

Agora, vamos conhecer um pouco mais sobre a coluna vertebral e as lombalgias e logo vamos descobrir como diferenciar as causas e sintomas da dor lombar.

Sinopse

Reformer Torre: Explore Suas Possibilidades | Érika Batista

 

Originalmente Joseph Pilates criou o seu primeiro aparelho com mais de 100 movimentos, denominado Universal Reformer. Segundo ele, o aparelho “reformava” todo o corpo e era “universal”, pois poderiam ser feitos exercícios em todos os planos de movimento. Pilates acreditava que realizar exercícios em decúbito dorsal aliviava o estresse articular, incentivava o alinhamento corporal e, ao treinar com uma carga externa (molas do Reformer), o movimento humano se tornaria mais eficiente e harmonioso quando retirássemos a carga, ou seja, na sua condição cotidiana. Além disso, a resistência oferecida incentiva uma rápida adaptação do sistema neuromuscular. Conectando a mente ao corpo, ele desenvolveu sua técnica desde movimentos mais simples e cotidianos, a exercícios elaborados e avançados. Sua utilização pode ser para pessoas de qualquer nível de condição física, trabalhando o corpo e melhorando a postura.
Segundo a história, o Reformer teve como inspiração uma maca, sendo que lhe foram adicionadas molas com o intuito de reabilitar soldados feridos na guerra na Ilha de Man durante a 1ª Guerra entre os anos de 1914 e 1918. Após a popularização do equipamento, os bailarinos passaram a utilizá-lo para melhorar a sua condição física e prevenir e tratar lesões provenientes do excesso de treinamento. Ele tinha uma missão pessoal de transformar corpos, de deixá-los mais equilibrados e menos doentes.
Joseph também dizia que a mudança acontece através do movimento e que o movimento cura!

Sinopse

Exercício Avançados Com Acessórios | Nany Sevilla

 

A prática do Mat Pilates é tão maravilhosa e rica que podíamos passar anos e anos treinando e não alcançaríamos a perfeição. Os 34 exercícios originais de Joseph Pilates são muito completos, cada um com uma finalidade específica, mas com um denominador comum que são os seus princípios básicos: Concentração, Respiração, Centralização, Controle, Precisão e Fluidez, além do movimento global do corpo, relaxamento e desenvolvimento muscular balanceado.