Sinopse
Desvendando o Pilates Avançado – Como Evoluir e Desafiar Seus Alunos | Thalyssa Larangeiras
No mundo fitness, a explosão de novas modalidades é uma constante. A todo o momento novas técnicas surgem. Mas, normalmente, com a mesma velocidade com que surgem, elas desaparecem após poucos meses. Quando resistem, tornam-se aqueles fenômenos que mudam a história, e o Pilates certamente mudou e mudará muitas vidas ao longo dos anos.
A rápida percepção dos resultados incentiva cada vez mais indivíduos a aderir à técnica. Isso faz do Pilates o método de condicionamento físico que mais ganha adeptos no mundo.
Só nos Estados Unidos, primeiro país a receber um estúdio com aulas da modalidade, estima-se que cerca de dez milhões de pessoas o pratiquem. No Brasil não há dados precisos, mas o crescimento pode ser observado pela grande quantidade de estúdios e de pessoas que se confessam fãs do Pilates.
O Método Pilates ganhou muita popularidade e visibilidade nos últimos anos e tem sido praticado por um grande número de pessoas, como uma forma de atividade física, como um estilo de vida ou inserido no processo de reabilitação. A prática do Pilates é tão prazerosa, tão enriquecedora, que cada vez que você pratica tem aquele gostinho de “quero mais”. A cada aula é possível vencer uma barreira no seu corpo, e assim vai construindo um novo corpo, de tijolinho em tijolinho, sem pressa, no seu tempo, consolidando um muro forte, resistente. Você pode praticar um, dez, vinte anos de Pilates, sempre terá algo a melhorar, um movimento a aperfeiçoar, um desafio a superar, uma descoberta a fazer, um músculo adormecido para acordar.
Costumo dizer que o Pilates avançado é exatamente isso, uma busca incessante pelo desafio pessoal, no acreditar que seu corpo pode alcançar o que deseja e, melhor ainda, se sua mente acreditar nesse desejo.
Nosso corpo é mais inteligente do que imaginamos, ele pode realizar coisas incríveis, pode apresentar ganhos inimagináveis, tudo através de técnica, treino, dedicação e persistência. A evolução no Pilates depende basicamente disso; costumo dizer que: “Não adianta você querer passar um boomerang na primeira aula de Pilates para seu aluno na intenção de impressioná-lo; se ele não domina um roll over e um teaser, você vai frustrá-lo”. Construa com seu aluno uma base sólida e evolua corretamente, não pule etapas de construções de movimentos, dê tempo ao corpo, não encurte o caminho, mostre o caminho longo, porém, o caminho de conquistas e ganhos.
Sempre percebi uma dificuldade gigantesca dos profissionais que trabalham com o Método Pilates em elaborar, inovar, variar e evoluir um planejamento de aula com exercícios avançados com segurança e, principalmente, com princípios.
Muitos profissionais desconhecem as inúmeras modificações e possibilidades de movimentos que o Pilates contemporâneo proporciona, e ficam acomodados e inseguros de quando e como evoluir com seus alunos.
Neste livro você vai encontrar um material exclusivo e abrangente para auxiliar profissionais que trabalham com Pilates e precisam deixar as suas aulas mais criativas, inovadoras e/ou aumentar o seu repertório de exercícios.
Irei demonstrar os pilares de como tornar possível – para você instrutor ou para seus alunos – alcançar o nível mais elevado do Pilates.
O principal objetivo deste livro é que o profissional ou o amante dessa metodologia incrível possa adquirir mais conhecimento e diversificar a sua aula, sempre com segurança e propósito.